Café com Gosto Assistencial

 

Em uma organização em que fui contratado para desenvolver formação humana, presenciei um episódio interessante:

Uma copeira com a função do café diário e conservação higiênica de todo escritório, executava seu trabalho com alegria e bom humor.

Quando no acompanhamento das avaliações trimestrais, me surpreendi com as anotações da liderança de seu grupo que enfatizava que não gostava de fazer o que fazia, mas sonhava com outra função.

Um dia, precisando de um café fora de hora, a procurei e recebi a devolutiva de que estava ausente ajudando o rh.

O que faria aquela pessoa com o rh?

Estava em fase de implantação de várias frentes processuais para a gestão de competências, e me interessei no caso.

Procurando o rh mais tarde, fui informado que a pessoa, fora de seu horário de trabalho, visitava juntamente com o departamento, as residências dos colaboradores aniversariantes para levar bom bons e flores para o cônjuge, visto que a empresa presenteava sempre a esposa ou o esposo do colaborador(a), em razão da criação de um relacionamento familiar de extensão e aproximação.

Geralmente um cônjuge impulsiona o outro, e tenho muita experiência de sucesso nesta ação.

Com a sua volta fui ao encontro dela para saber as causas do interesse, e ela me disse que enquanto o presente com o respectivo cartão era entregue, ela questionava e visualizava a real situação da família. Atentava a saúde, se era preciso alguma ajuda, por exemplo adiantamento de cirurgias, problemas de higiene das pessoas e filhos, problemas psicológicos, etc.

Assim alimentava o banco de dados do rh e trabalhava, fora de seu horário habitual assistindo socialmente todas as famílias dos colaboradores, mais ou menos setenta.

Um trabalho maravilhoso que partiu de sua atitude atrelada às competências culturais alinhadas. Criativamente, não esperou, ou aceitou a sua condição atual laboral, mas foi atrás do que tinha certeza:

Seu propósito era o de ajudar os outros.

Será que conseguiu a mudança de cargo?


Alcance, amato.mps

Ensinando a pescar, amato.mps



Comentários

Postagens mais visitadas